terça-feira, 28 de agosto de 2012

A favor do BOM SENSO acima da LEI

.
Alguém notou que não são só os bandidos que estão cometendo crimes?
.
A este respeito, gostaria de propor duas reflexões: primeiro, a maneira absurda com que os delitos têm sido tratados pela nossa Justiça. Pelo que percebo, bandido só está sendo considerado criminoso e assim, sendo julgado, condenado e preso, quando ele comete um crime hediondo. Caso contrário, registra-se a ocorrência e libera-se o infrator. 
.
A outra reflexão é que, cada vez mais, parece que pessoas que não são bandidos estão praticando crimes de todos os tamanhos. Digo que não são bandidos porque não vivem no limbo na sociedade, não são excluídos, não são drogados ou vítimas de abuso. Teriam condições de estudar, trabalhar e levar uma vida digna, se quisessem. Mas não querem. Usam da sua inteligência, boa aparência, fator “falar um bom português” para aplicar golpes, assaltar, sequestrar.
..
O crime de roubo está deixando de ser delito de uma classe marginalizada para se tornar uma fonte de renda escolhida conscientemente. E o que mais me desaponta não é o papel passivo do Governo nessa história. Mas sim, ver que pessoas de bem, gente como eu, estão roubando, enganando, abusando de uma liberdade descontrolada que está sendo cedida a elas.
.
Eu gostaria de acreditar que se hoje tivéssemos o poder de escravizar outro povo, nós não o faríamos simplesmente porque sabemos que isso é errado.
.
Eu gostaria de acreditar que se hoje todos nós ficássemos cegos, como em “Ensaio sobre a cegueira”, nós saberíamos nos organizar de forma que todos pudessem viver bem com isso.
.
Eu gostaria de acreditar que se anarquistas tomassem o poder, banissem as leis e instituíssem a Sociedade Alternativa, eu poderia andar tranquilamente pelas ruas que eu não sofreria qualquer risco de violência sexual.
.
Eu gostaria de acreditar que nós evoluímos. Mas qualquer pessoa com um pouco de senso crítico sabe que crucificaríamos Jesus novamente, se ele ressurgisse. As que negam, são hipócritas.

.
Marina Casadei
.
.

"Ninguém vê onde chegamos: os assassinos estão livres, nós não estamos". Legião Urbana

.
"E assim nos tornamos brasileiros. Te chamam de ladrão, de bicha, maconheiro. Transformam um país inteiro num puteiro, pois assim se ganha mais dinheiro". Cazuza

 .

Um comentário:

  1. A realidade é triste, me deixa atônita, me faz refletir se abuso, mesmo que despretensiosamente, dessa liberdade, me faz pensar se estou fazendo algo, pelo menos que atinja uma pequena parcela da população para que não caiam no conformismo de que isso tudo é 'normal' por ter se tornado, infelizmente, comum.

    Das poucas vezes que ouço rádio, gosto de colocar na CBN e acaba sendo um tanto deprimente ouvir os relatos, sejam sobre política, crimes, atrocidades ou qualquer coisa do tipo. O que me alivia, é que alguns jornalistas e radialistas não apenas divulgam o ocorrido, como também questionam e opinam de forma firme, menos sensacionalismo mais críticas e "inconformismos", queria eu, que as pessoas que ouvissem menos "Tchus e Tchas" e passassem a ouvir mais sobre os absurdos que regem o nosso país.

    Enfim, gostei muito do artigo, não é e nem será em vão cada momento de expressão seu.

    Li um livro essa semana (O Retorno do Jovem Príncipe) e convenientemente gravei essa estrofe:

    "Pois se você de fato conseguir transmitir alguma coisa importante, mesmo que seja para um pequeno grupo de pessoas ao redor, pode ter certeza de que sua luz iluminará as regiões mais sombrias, assim como a luz de uma estrela distante atravessa milhares de anos de escuridão até nos alcançar." (A. G. Roemmers)

    #dedicoEssaFraseAVeronicaGomesTambém

    Um abraço,

    TG

    ResponderExcluir