quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Todo dia é o mesmo dia (...)

A vida é tão tacanha
Nada novo sob o sol
Tem que se esconder no escuro
Quem na luz se banha
Por debaixo do lençol...


Acabei e enviar um e-mail para um cidadão do qual eu discordava do ponto de vista político. Mas mais do que discordar de uma mera opinião, eu discordava da forma como ele se expressava: por meio do deboche, através de um português altamente qualificado (diria que mais de 50% dos brasileiros sequer entenderiam o texto) e de uma aparente raiva. Simplesmente pensei que “essa não deveria ser uma disputa de times”.

Nessa terra a dor é grande
A ambição pequena
Carnaval e futebol

O conformismo impera. A mídia promove ainda mais alienismo. Cada dia, mais e mais pessoas se acostumam a ouvir no jornal que um estuprador que fez mais de 40 vítimas ficou apenas 24 horas preso e foi liberado em seguida pois a Justiça Eleitoral proíbe prisões até cinco dias antes da eleição. Hum... a Justiça Eleitoral não deveria proibir a prática dos crimes também? Alguém quer se juntar a mim para um protesto solicitando essa emenda na lei? Ou, melhor, podemos promover um arrastão nas maiores grifes do país já que ninguém pode prender a gente mesmo! Ou ainda, podemos ignorar tudo isso e assistir a novela. Ah, esqueci, fazemos isso naturalmente!

Quem não finge
Quem não mente
Quem mais goza e pena
É que serve de farol...

Renato Russo dizia que queria entender porque é mais forte quem sabe mentir. Existem aqueles que se expõem por opção, por querer algum título ou atenção. Mas, em geral, os expostos são aqueles que carregam alguma verdade dentro de si. Que são transparentes e não temem a retaliação da sociedade. Que lutam por algo em que acreditam. As vezes, têm sua inocência usurpada.

Existe alguém em nós
Em muitos dentre nós
Esse alguém
Que brilha mais do que
Milhões de sóis
E que a escuridão
Conhece também...

Existe alguém aqui
Fundo no fundo de você
De mim
Que grita para quem quiser ouvir
Quando canta assim...

Toda noite é a mesma noite
A vida é tão estreita
Nada de novo ao luar
Todo mundo quer saber
Com quem você se deita
Nada pode prosperar...

Os reality shows estão bombando! Inclusive em meio àquele grupo que se diz mais intelectualizado, elitista. É muito mais interessante saber quem está transando com quem na Ilha de Caras do que tentar desenvolver alguma consciência, algum pensamento próprio, uma ideologia, ler um livro, criticar um pouco nossa realidade e se questionar. E olha que nem precisaria sair de casa para fazer isso. O pensamento é o princípio de qualquer palavra ou ação.

É domingo, é fevereiro
É sete de setembro
Futebol e carnaval
Nada muda, é tudo escuro
Até onde eu me lembro
Uma dor que é sempre igual...

Existe alguém em nós
Em muitos dentre nós
Esse alguém
Que brilha mais do que
Milhões de sóis
E que a escuridão
Conhece também...

As vezes, quando a crise existencial bate forte, me pego pensando que não quero ter filhos em uma sociedade tão barata. Hoje, acredito ser uma questão da humanidade – e não mais de cultura, ou do país. Enganamos, roubamos, tiramos vantagem. Perdemos nossa função social. Desonramos o código de ética da nossa profissão. Tiramos vantagem do leigo, mesmo sabendo que todos somos leigos em alguma coisa. Algumas culturas mais e outras menos, claro. Mas toda a humanidade vem praticando isso diretamente ou por cumplicidade.

Existe alguém aqui
Fundo no fundo de você
De mim
Que grita para quem quiser ouvir
Quando canta assim...

Êta! Êta, êta, êta
É a lua, é o sol, é a luz de Tiêta
Êta, êta


Marina Casadei


Música Luz de Tiêta, de Caetano Veloso, ao batuque do Olodum – ouçam, vale a pena.
Mais uma vez, citando Renato Russo, música Eu sei.
A notícia a respeito do criminoso liberado foi dada no dia 27-out, jornal do meio-dia da Rede Globo, aproximadamente às 12h30
Não citarei o nome do cidadão para quem enviei o e-mail, mas é referente a matéria publicada na Revista Época de 25-out, chamada “O manifesto da desonestidade intelectual”.
Tampouco, vou dar meu posicionamento político. Essa, definitivamente, não é uma disputa de times.

2 comentários:

  1. ..."O pensamento é o princípio de qualquer palavra ou ação".

    Excelente e oportuno texto. Consolo para corações descompassados e indignados. Só não vale chorar porque às vezes incomoda a luta. Saudade.

    ResponderExcluir
  2. Você é foda!
    Arrasa!
    Tem a capacidade de colocar em palavras tudo o que também penso e concordo com vc.
    Admiro sua visão.
    Vontade de lutar pelo mundo, sair por ai em busca de algum ideal, algo melhor para sociedade. E se morresse como Zilda Arns, morreria feliz.
    Mas a verdade que dói? É que as pessaos são conformadas e não adianta sair por ai lutando, pq todos estão bem, pq ser leigo dói menos. Sabe quem sofre mais? Pessoas como nós...
    (PS: Mesmo assim não deixo de fazer o q posso, delicadamente, quase impercepítivel, e lá na frente haverá mudança, pq ainda tenho esperança).

    ResponderExcluir